segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Hoje é o primeiro dia...

...do resto da tua vida... Assim diz a canção.
Hoje é o primeiro dia de aulas. E eu não estou lá.
Para quem não sabe, não fiquei colocada, não há escola para mim, nem alunos. 
O primeiro dia de aulas é um dia muito especial nas escolas, assim como o último, mas o primeiro tem uma magia diferente. Sempre me emocionou muito ver o entusiasmo dos miúdos a rever os colegas, a mostrarem um ou outro brinquedo novo, a correr pela escola fora como se estivessem a cumprimentar os corredores e os recreios. Mas o que mais me tocava era ver os alunos do 1º ano a largarem as mãos à mãe (ou ao pai, avós...), alguns cheios de confiança mas a maior parte com cara de nó na garganta, de quem carrega um grande peso na mochila muitas vezes maior do que eles. E ver aquela expressão a dissipar-se ao longo dos dias, dando lugar a bochechas rosadas das brincadeiras e a risos desdentadas.
Hoje começa a escola. Eu não estou lá. Mas o meu coração está!

5 comentários:

  1. Hoje foi o nosso primeiro dia na escola pública tb! Os 3 ansiosos (eu, o pai e o filho) todos por motivos diferentes... mas é tão bom sentir que ele está a crescer :) embora tenha saudade do meu bebé, é bom ver que estará acompanhado por professores que se vê, adoram o que fazem!

    ResponderEliminar
  2. Com te entendo amiga! Muita força e parabéns pelo projeto :) :) :)

    Ana Luísa

    ResponderEliminar
  3. Fico triste e penso, mas quem nos roubou os nossos sonhos??

    ResponderEliminar